Dicas de Saúde

Hospital Maternidade Alto Maracanã comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno

O Hospital Maternidade Alto Maracanã, em Colombo, comemora de segunda-feira (1º) a domingo (7) a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento, que este ano tem como tema “Amamentação: uma experiência em 3D”, tem como objetivo incentivar que as mães amamentem os seus filhos até os primeiros seis meses de vida sem adição de água, chás ou sucos. Também orienta que as mães continuem amamentando até os dois anos de idade, aliando o leite materno a uma alimentação complementar saudável.

O Hospital Maternidade Alto Maracanã é referência em amamentação, sendo a primeira instituição da Região Metropolitana de Curitiba a conquistar o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde às instituições que promovem a adoção de práticas facilitadoras da amamentação. O título foi entregue em 2009 e deve-se à adoção de uma série de medidas, entre elas a implantação do Ambulatório de Amamentação, que está à disposição das mães durante as 24 horas do dia.

Entre as atividades que serão promovidas durante a Semana estão a Oficina da Gestante, exposição de vídeos educativos, palestras no Hospital, orientações para a população com a instalação de um estande no Park Shopping Maracanã e a Caminhada pelo Aleitamento Materno, que será realizada na sexta-feira (5), às 10h.

A gerente de Enfermagem do Hospital, Ruth Oliveira Alves, afirma que o leite materno
protege contra doenças como desnutrição, diarreia, alergias e infecções, sendo considerado a primeira vacina da criança. Ela também destaca que a amamentação proporciona segurança pela troca de carinho com a mãe, aumentando o laço afetivo. Além disso, a digestão do leite materno é mais fácil e rápida do que outros tipos de leite. Para as mães, a amamentação proporciona a perda de peso mais rapidamente, além de diminuir a hemorragia pós-parto e proteger contra a anemia, quando iniciada logo após o parto. Também reduz o risco de diabetes, câncer de colo de útero, de mama e de ovário, além de ajudar a diminuir a ocorrência de fraturas ósseas por osteoporose.

Programação:

Segunda-feira (1º)
9h – Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno com distribuição do Laço Dourado para os pacientes e colaboradores
13h – Oficina da Gestante Especial
Distribuição de cartilhas educativas

Terça-feira (2)
10h às 16h – Exposição de vídeos educativos sobre aleitamento materno
15h30 – Palestra “Aconselhamento em Amamentação”, com a enfermeira Sandra Lima Pinto
Distribuição de cartilhas educativas

Quarta-feira (3)
11h – Palestra “Aconselhamento em Amamentação”, com a enfermeira Patrícia Prado Balado
Distribuição de cartilhas educativas

Quinta-feira (4)
10h às 16h – Estande do Aleitamento Materno no Park Shopping Maracanã
Distribuição de cartilhas educativas

Sexta-feira (5)
10h – Caminhada pelo Aleitamento Materno
Distribuição de cartilhas educativas

Sábado (6) e domingo (7)
Distribuição de cartilhas educativas